Guia descomplicado de cervejas

🔞 Avisos!

Esta página faz recomendações de bebidas alcoólicas, direcionadas para maiores de 18 anos de idade.

Todas cervejas desta páginas são recomendações minhas. Costumo degustá-las com carnes ou massas e salgados.

Definições

Cervejas são simples.

O termo mais complexo para uma boa discussão sobre cervejas é a escala IBU, International Bitterness Units. Trata-se apenas de uma escala de amargor que foi mais aceita. O cervejeiro calcula o IBU a partir de fórmulas, mas a sua validação de mercado se dá pela degustação. Quanto maior o IBU, mais amarga e/ou mais duradouro é o amargor.

E os vários tipos de cerveja? Novamente, sejamos simples:

Pilsen se refere à cerveja clara, de espuma leve mas com colarinho evidente e de sabor florado, fresco. Foi possível sua obtenção a partir da revolução industrial e melhora dos processos de filtração. No mercado, muitas recebem reforço de gaseificação. Sempre servida gelada¹.

Standard American Lager é o tipo mais consumido, todas cervejas comuns beiram esse padrão, de uma bebida clara, encorpada e de IBU de até 30. Deve ser capaz de formar um colarinho espumoso e largo mas não necessariamente durável.

Imperiais são cervejas fortes, fermentadas e enriquecidas com caramelo ou malte torrado a ar quente. IBU alto, corpo denso e cor escura são as características quase que fixas destas cervejas.

Ale vs Lager são termos comparativos ao processo de fermentação. As cervejas Lager são fermentadas a baixas temperaturas e Ale em temperaturas ambiente ou acima. Sabor, cor, corpo e demais características são extremamente variadas, não considere uma Ale isso ou aquilo, uma Lager necessariamente como dourada ou desincorpada etc. Ale e Lager não são bons resumos sobre uma cerveja.

Galeria de fotos

Blue-Ribbon

Cerveja americana de corpo leve, mais pilsen que lager, clara, amargor IBU sempre inferior a 12. Ou seja, uma cerveja para redneck! Esta é uma cerveja clássica para um apreciador tradicional. Com salgados é perfeita!

Michelob Ultra

Uma cerveja light excelente, de qualidade quase inacreditável, de difícil presença nos mercados comuns, apresenta obviamente um teor leve de carboidratos mas que lembra uma pilsen regular bastante filtrada, muito cabonatada, ideal para ser consumida com quase tudo.

Kirin-Ichban

Cerveja rara no mercado brasileiro. Dispesa análises, sabor ajustado, IBU entre 10-15, carbonatada de forma intensa, é uma cerveja de técnica!

Seu problema maior é que o amargor é fixo, não passa com a deglutição da cerveja. Para os desacostumados, pode incomodar.

Cacilds

Cerveja com um marketing diferenciado. Porém, nada novo no seu conteúdo. Lembra bastante todas as outras cervejas mainstream da Petrópolis.

Muito recomendada como “artesanal”, não se trata de uma cerveja que mereça essa alcunha, sob minha visão.

Teria, na escala IBU, talvez um 12 a 18, no máximo. Seria uma cerveja facilmente aceita na América do Norte e Central. Sua concorrente mais próxima certamente é a Império.

FAXE

Cerveja nórdica e de inspiração mais medieval. Particularmente, não vejo nada de mais. Receita clássica, IBU alto, cerveja escura e sabor indiscreto, mostrando diretamente um retorno aromático de Lúpulo de torra média.

Cai bem com carnes e refeições grandes e compostas, mas com massas puras não é boa ideia, faz um empachamento considerável mesmo para cervejeiros antigos. O tamanho grande da lata piora este aspecto.


Notas

  1. Exceto no Marrocos, povo doido 🤣.

culinária · receitas

Ao topo!