Como sincronizar iPhone e Linux

Como transferir arquivos Linux para iPhone e vice versa

Instale os pacotes fuse e ifuse.

iFuse

Fuse2

Há versões para compilação direta no GitHub. Para maioria das distribuições Linux os gerenciadores de pacotes já possuem versão instalável.

Como usar

Conecte o iPhone via usb e dê o comando:

$ ifuse --list-apps

Observe a lista de bundles e seus identificadores.

Uma lista de aplicativos acessíveis via usb vão aparecer. Escolha qual app deseja sincronizar. Por exemplo, para sincronizar o VLC, use org.videolan.vlc-ios

$ ifuse --documents org.videolan.vlc-ios /destino/de/montagem/

Substitua /destino/de/montagem/ com o destino de montagem que deseja, isto é, o local onde quer sincronizar os arquivos.

Movimente os arquivos que desejar para este local.

Explicações

A Apple criou um sistema de arquivos próprio para o iPhone. Este sistema se baseia em diversos encapsulamentos dos aplicativos de forma isolada. Na prática, isto significa que cada aplicativo “vê” apenas seus próprios arquivos. Por isso, ao montar/sincronizar os arquivos, apenas um aplicativo por vez é possível.

Tecnicamente a Apple chama esse encapsulamento de “bundles”.

Trata-se de uma solução elegante ao problema de segurança entre espaço dos aplicativos. Tradicionalmente em Android é possível a um App alterar arquivos de outros aplicativos, desde que no mesmo nível de acesso e/ou autoria. Como o usuário Android é solicitado o tempo inteiro a compartilhar espaços de arquivos e acesso (as típicas menssagens “permitir acesso às fotos” ou “permitir que o App X acesse a câmera”) um grande número de aplicativos começa a ter capacidade de manipulação de outros. Estes acessos solicitados existem no iOS, mas de forma diferente, porque cada acesso é um ponto de montagem de apenas leitura.


tecnologia · programação

Ao topo!